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Este poderia ser um programa sobre convergência. De como indicações e temas de pesquisa entram em sincronia e apontam para a mesma direção. E como essa direção encontra do outro lado de sua jornada uma pergunta fundamental: qual seria a paisagem sonora que melhor representaria este ano tão complexo de 2020?
Mas falemos de indicações e temas de pesquisa primeiro. O podcast SerSonoro.net chegou aos meus ouvidos a partir do contato com o produtor musical Mauricio Domene com o qual divido alguns projetos pessoais e profissionais. “Ouça isso aqui que o pessoal da USP me enviou“.
Ouvi. Estava ali no trabalho de Fernando Cespedes a melhor versão “pop” dos conceitos ao redor da pesquisa de som e da origem da música e seus silêncios. Dos sons e de sua melodia. E ouvimos atentos sobre a obra que é só silêncio (A 4:43 do John Cage), e da tribo que ao simular uma cerimônia sobre o Luto quase começou uma guerra. Enfim, um dos podcasts mais interessantes, pois denso e divertido ao mesmo tempo, deste 2020.
O mesmo ano em que iniciei não sem atropelos meu Mestrado – contei essa jornada neste episódio – e, em suas matérias me deparei com questões semelhantes àquelas tratadas no podcast do Doutor em Música da USP. E, em uma delas indiquei o SerSonoro para turma. E em uma dessas turmas, fui chamado a colaborar com o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo – ConJor. Fazendo o quê? Apresentando o mesmo podcast – em formato resenha – para os integrantes desse GP. Convergência, não falei?
E aqui voltamos à questão título deste episódio. Digo isso porque ao dramatizar essa resenha, reconstruindo ambientações das primeiras experiências sonoras que tive na infância, ficou claro que o programa soaria incompleto se eu pelo menos não tentasse atualizar essa minha experiência.
Se começo o programa revisitando minha interação com a reconstrução do som estéreo em um VINIL dos anos 70, como essa experiência com o mundo do som poderia ser atualizada? Em uma pergunta: como andaria nossa relação com os sons nesse mundo confinado? Foi essa a questão central que propus próprio criador do podcast que gentilmente, me concedeu uma entrevista em áudio.
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